quinta-feira, 12 de abril de 2012

as luzes maçónicas portuguesas





O V Ciclo de Conferências denominado “A Maçonaria em Portugal: do século XVIII ao século XXI”, organizado pelo Museu Bernardino Machado de V. N. de Famalicão, vai ter no próximo dia 20 de Abril (Sexta-Feira) a sua terceira conferência, sendo o orador convidado o Professor Norberto Ferreira da Cunha.
Professor catedrático aposentado da Universidade do Minho, licenciou-se pela Universidade de Coimbra e doutorou-se em 1990, pela Universidade do Minho com uma dissertação sobre a “Génese e Evolução do Ideário de Abel Salazar” (tese de doutoramento em História da Filosofia e Cultura Portuguesa, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 1990).
Foi Professor Catedrático do Departamento de Filosofia e Cultura do Instituto de Letras e Ciências Humanas da mesma Universidade, desde 1998 até 2006, ano em que se aposentou, e presidiu, durante vários anos, ao “Centro de Estudos Lusíadas” da Universidade do Minho (que, no âmbito das suas actividades, organizou dezenas de conferências e vários Colóquios internacionais) e foi Vice-Presidente do Conselho Cultural da mesma Universidade. Foi, durante vários anos, Presidente do Conselho de Cursos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e Director do Departamento de Filosofia e Cultura do mesmo Instituto. Foi vogal da Fundação Lloyd Braga, membro da Comissão Instaladora da Casa-Museu de Monção (da Universidade do Minho). É membro dos conselhos científicos de várias revistas nacionais, dos órgãos directivos do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (desde 1998) e Coordenador Científico do Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão.
Para além do seu curriculum académico, o Prof. Norberto Ferreira da Cunha, tem participado em vários projectos de investigação, realizou conferências em diversos congressos e colóquios nacionais e estrangeiros e fez parte de júris de vários prémios de História Contemporânea.
As suas publicações têm como objectivo fundamental, a compreensão de Portugal e dos portugueses a partir das Luzes e da modernidade, através da chamada “história intelectual” – tendo como ponto de partida os paradigmas científico-naturais – numa perspectiva metodológica de convergência entre a história das ideias e a história e a sociologia das ciências.
Tem seis livros publicados, proferiu mais de duas centenas de conferências no país e no estrangeiro e publicou mais de uma centena de artigos em revistas da especialidade. Os seus trabalhos publicados podem distribuir-se por três áreas: (a) a Ilustração em Portugal, com especial incidência nos chamados “estrangeirados” (como Verney, Cunha Brochado, José Anastácio da Cunha, Martinho de Mendonça e Ribeiro Sanches) e na Academia Real de História Portuguesa; (b) a Filosofia em Portugal e a Cultura portuguesa (da “Geração de 70” à crise da II Guerra Mundial) com especial incidência nos “intelectuais”, no “ensaismo” português, na “Renascença Portuguesa”, no tradicionalismo integralista, nos seareiros e no neopositivismo lógico; (c) a ideologia do Estado Novo e seus próceres; (d) a recepção da Ideia da Europa em Portugal; (e) e a representação da Galiza na historiografia portuguesa. Actualmente, presta especial atenção às estruturas ou “dispositivos” intelectuais pró-naturalistas de longa duração na Cultura Portuguesa (das Luzes ao século XX). Tem sido, no âmbito das comemorações do centenário da implantação da República em Portugal, um dos divulgadores, em colóquios, das ideias e da cultura republicana.
As conferências do V Ciclo, com a entrada gratuita e a entrega de certificado de presença, aguarda a acreditação do Centro de Formação Científica para os professores das disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.
             


Sem comentários:

Enviar um comentário