quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

educação republicana

para a cândida, que é professora, amorosamente




"Ilustração Portuguesa". Lisboa, n.º 372 (7 Abr. 1913), p. 439.

"A tomada de poder pelos republicanos veio a traduzir-se em profundas alterações no quotidiano das nossas escolas em consequência de uma nova forma de encarar as questões pedagógicas e de uma nova visão da vivência da cidadania com a preocupação primordial de formar um "homem novo" capaz de integrar uma outra sociedade, liberta do tradicionalismo herdado da Monarquia. A dimensão cívica da formação para a cidadania foi, por certo, uma das características mais inovadoras da escola primária republicana que viria a acentuar o aspecto laico e mesmo anticlerical do ensino, pela introdução dos chamados "cultos cívicos", verdadeiros rituais simbólicos de uma pretendida religiosidade cívica, que tendo como ideais mobilizadores o nacionalismo e o patriotismo, se manifetsavam numa série de cerimónias que passaram a  marcar o quotidiano escolar, como acontecia com os cultos da Pátria, da bandeira e dos grandes heróis."

Maria Cândida Proença



Maria João Mogarro - "Património e Quotidiano Escolar"
Margarida Louro Felgueiras - "Modos de Ensinar na República"
Luís Alberto Marques Alves - "Ensino Técnico na 1.ª República"
Luís Reis Torgal - "A República e a Universidade"
Maria Alice Samarra - "A Mulher e o Ensino"

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