quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

cultura popular

O livro que aqui se apresenta é as actas de um colóquio realizado no Algarve, em Faro (Campus de Gambelas da Universidade do Algarve  Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira) e que, segundo Maria Cândida Proença, "procurou promover a reflexão em torno de dois eixos vectoriais fundamentais: e memória e a cidadania, entendidas enquanto valores inerentes aos próprios mecanismo de transmissão dos diversos géneros literários tradicionais, ou ainda enquanto molduras ideológicas que enquadraram, de uma forma ou de outra, os trabalhos de recolha e estudo de muitos dos que a este tipo de literatura, ao longo do tempo, se dedicaram." Fala-se, claro, da literatura e da cultura popular. Este livro, que se chama "Memória e Cidadania na Literatura Tradicional Peninsular", fez-me lembrar o "Colóquio Sobre a Cultura Popular Minhoto-Galaico", realizado em Vila Nova de Famalicão em 1993, com comunicações de António Cabral, Manuel Simões, Domingo Blanco, entre outros. O autor deste simples blog colaborou nesse colóquio com a comunicação "Regionalização Cultural: a poética de Vila Nova". Reproduzo aqui esse mesmo texto. E, a propósito de tradições populares / cultura popular, transcrevo o que então o Dr. Manuel Simões escreveu: "A expressão abrange tudo o que o homem sabe, pensam sente, canta, acredita, faz; o modo como vive e convive, trabalha, reza e ama e se diverte, desde o berço até à sepultura. Não porque isto se aprendeu na escola ou nos livros - o folclore genuíno é ágrafo - mas veio de modo espontâneo e empírico dos antepassados, com o encargo natural implícito de o legar aos descendentes."



Teresa Araújo - "O Conhecimento das Tradições para o Progresso da Pátria"
Virtudes Atero Burgos - "El Romancero Tradicional como Historias de Vida Fabuladas"
Rafael Beltrán - "El Cuento Tradicional y la (Re)Construcción de una Memoria Nacional"
Sanda Boto - "A História e a Identidade Nacionais no Romanceiro de Almeida Garrett"
Giuseppe di Stefano - "Huellas de la Historia y Memoria de Sucesos en los Romances Viejos"
Rui Vieira Nery - "Movimento Operário e Consciência Social na Tradição Popular do Fado de Lisboa".
Carlos Nogueira - "A Guerra Colonial Portuguesa nos Cancioneiros Lírico e Narrativo".
Carme Oriol - "Literatura Oral I Ciudadania: "El pont del diable" en la tradició Catalana"
José Manuel Pedrosa - "Fiestas Burlescas y Robos Rituales en Portugal y en España: acia una etnografía ibérica comparada".
Maria de Natividade Pires - "Ana de Castro Osório e a Literatura Tradicional: transmissão de padrões éticos e comportamentais".
Mônica Sales - "La Rondalla I la Llegenda a la Premsa Catalana del Segle XIX".
Emili Samper Prunera - "Lllegendes I Històries de Bruixes, Cels Gomis i la Bruixa Catalana".
Arnaldo Saraiva - "O Provérbio em Questão".
Ana Valenciano - "Transformación y Pervivencia de la Memoria en el Romancero Tradicional".


Boletim Cultural, Vila Nova de Famalicão, n.º 14 (1996).

Sem comentários:

Enviar um comentário