quarta-feira, 12 de outubro de 2011

a maçonaria feminina

Para a VII conferência do IV Ciclo de Conferências subordinado à temática “As Mulheres e a I República”, o Município de V. N. de Famalicão e o Museu Bernardino Machado convidou o Prof. António Ventura para proferir a comunicação “A Maçonaria Feminina na I República”. Antes do Prof. António Ventura, já estiveram presentes no Museu Bernardino Machado investigadores e investigadoras como Fernando Catroga, Norberto Ferreira da Cunha, Antonieta Garcia, João Esteves, Natividade Monteiro e Paulo Guinote.
Doutor em Letras (História Contemporânea) pela Universidade de Lisboa, é Professor Catedrático de nomeação definitiva do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa. Fez conferências e participou em congressos, assim como em cursos, por todo o mundo.
Por ocasião das Comemorações do Bicentenário da Guerra Peninsular (2010), participou em vários congressos no País e no estrangeiro; e no âmbito das Comemorações do centenário da Implantação da República em Portugal (2010), para além das conferências que realizou um pouco por todo o País, foi o comissário da exposição “A Propaganda Republicana”, no Palácio de Belém, organizada pelo Museu da Presidência da República.
Se da sua bibliografia se contam mais de 300 trabalhos publicados, principalmente na área de História, nomeadamente os seus estudos  da Guerra Peninsular, ou no âmbito da cultura portuguesa (e aqui temos estudos de José Régio, António Sérgio ou passando pela “Seara Nova”), no caso das investigações e das publicações sobre a República destacamos os seguintes títulos, todos publicados em 2010: “Os Postais da Primeira República”, “O 5 de Outubro por quem o viveu”, “Os Homens do 5 de Outubro”, “Nos Bastidores da Revolução”, “A Carbonária em Portugal: 1897-1900”, entre outros.
Com o livro “A Guerra das Laranjas” ganhou o Prémio Fundação Gulbenkian da História Moderna e Contemporânea da Academia Portuguesa de História em 2004. O Prof. António Ventura tem colaboração em inúmeras publicações periódicas, realçando-se “Colóquio-Letras”, “Revista de História das Ideias”, “Revista da Faculdade de Letras”, “Revista da Biblioteca Nacional, “Lusitânia Sacra”, entre outras.
A conferência realiza-se no Museu Bernardino Machado, em V. N. de Famalicão, no próximo dia 21 de Outubro, sendo a entrada gratuita e com a entrega de certificado de presença.

Sem comentários:

Enviar um comentário