terça-feira, 10 de julho de 2012

o prof. fernando catroga no museu bernardino machado


O próximo convidado do Museu Bernardino Machado para o V Ciclo de Conferências dedicado à temática “A Maçonaria em Portugal” é o professor Fernando Catroga com a intervenção “Os Fundamentos Filosóficos do Maçonismo Moderno”, no próximo dia 13 de Julho, pelas 21h30, com a entrada livre.
Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Instituto de História e Teoria das Ideias), o Prof. Fernando Catroga para além das suas funções universitárias, acções científicas e actividade docente, tem realizado centenas de conferências em Portugal, Espanha, França, ex-URSS, Alemanha, Brasil, E. U. A e Bélgica. Com áreas de interesses que vai desde a História Cultural, passando pela História da Cultura em Portugal (Séculos XIX-XX), História da Cultura Europeia, História das Ideias Políticas, Teorias da Nação e do nacionalismo, Teorias da História ou pela Historiografia, tem colaboração dispersa em algumas revistas, nomeadamente “Revista de História das Ideias”, em algumas obras colectivas, caso da “História de Portugal”, dirigida por José Mattoso, com os textos “As Maçonarias Liberais e a Política”, “Romantismo, Literatura e História”, “Nacionalistas e Iberistas”, “Os Caminhos Polémicos da geração Nova”, “Morte Romântica e Religiosidade Cívica” e “Cientismo Político e Anticlericalismo”. Tem obras publicadas como “A Formação do Movimento Republicano: 1870-1883” (1982), “A Militância Laica e a Descristianização da Morte em Portugal: 1865-1911” (1988), “O Republicanismo em Portugal: da formação ao 5 de Outubro de 1910” (1991, 2000)”, “O Céu da memória: cemitério romântico e culto cívico dos mortos” (1999), “Antero de Quental: história, socialismo e política” (2001), “Memória, História e Historiografia” (2001), “Caminhos do Fim da História” (2003), “Entre Deuses e Césares: secularização, laicidade e religião civil” (2006) e, mais recentemente, “Ensaio Republicano” (2001).
Recorde-se que o Prof. Fernando Catroga já esteve presente no Museu Bernardino Machado no IV Ciclo de Conferências, cuja temática era “As Mulheres e a I República” (2011), com a conferência inaugural “As Mulheres e a República”. As conferências deste V Ciclo são acreditadas pelo Conselho Científico da Formação Contínua de Professores, para os professores da disciplina de História, Filosofia e Sociologia. Aos presentes será entregue um certificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário