quinta-feira, 9 de maio de 2013

Edição Municipal em Debate na Póvoa de Varzim

 
O caríssimo Amigo Dr. Manuel Costa, Director da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, teve a amabilidade de me enviar estas fotografias do Colóquio "Edição Municipal: percursos e desafios" e um texto de reflexão do que então se passou na referida instituição. Fica aqui o registo.
 
 

João Torrão e Luís Diamantino



A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto acolheu, ontem à tarde (dia 7 de Maio, iniciando-se os trabalhos às 14h30), o Colóquio Edição Municipal: percursos e desafios. Na Sessão de abertura, Luís Diamantino, Vereador da Cultura do Município poveiro, reconheceu que as autarquias foram uma grande alavanca em relação ao percurso editorial. “As Câmaras Municipais têm assumido um corpo editorial muito alargado que não se confina à temática territorial mas é muito mais abrangente”, constatou o autarca. O Vereador assumiu que “temos que ser muito seletivos naquilo que apoiamos, não do ponto de vista político mas técnico”. Neste sentido, referiu que “a partir de determinada altura entendemos que era necessário criar uma linha gráfica e assim nasceu a marca “Biblioteca Poveira – Na linha do horizonte”. Neste momento, qualquer um consegue identificar a nossa coleção”, reconheceu. Para Luís Diamantino, o município tem um importante papel na memória coletiva e compreensão da comunidade. João Torrão, Diretor do Mestrado em Estudos Editoriais da Universidade de Aveiro, referiu-se à parceria com o município poveiro na organização deste colóquio com o objetivo de promover a partilha de experiências relevantes e suscitar uma reflexão profícua entre profissionais, decisores e investigadores de diversas áreas, interessados em debater esta vertente das políticas culturais municipais.

 
Da esq. para a dir.: Margarida Moleiro, Alexandra Isidro, Henrique Barreto Nunes, Artur Sá da Costa e Manuel Costa.


O colóquio dividiu-se em dois painéis, sendo que o primeiro, intitulado Edição Municipal e Cultura Local e moderado por Henrique Barreto Nunes (Universidade do Minho), reuniu vários profissionais da edição local convidados que se referiram ao percurso da atividade editorial de diversos municípios. Deste modo foi possível constatar o trabalho desenvolvido em Vila Nova de Famalicão, Mafra, Guarda, Torres Novas e na Póvoa de Varzim no campo editorial. Desafios da Edição Municipal na atualidade deu mote ao segundo painel, moderado por Teresa Cortez (Universidade de Aveiro), e que contou com a presença de decisores de alguns municípios com uma significativa atividade editorial. Luís Diamantino (Vereador da Cultura da Póvoa de Varzim), Fernando Rocha (Vereador da Cultura de Matosinhos), Alexandra Isidro (Município da Guarda) e David Vieira (Município de Óbidos) refletiram sobre o futuro da edição municipal, tendo presente o contexto atual, marcado simultaneamente por constrangimentos orçamentais e pelo aumento da informação em formato digital.

 
Da esq. para a dir.: David Vieira, Alexandra Isidro, Teresa Cortez, Fernando Rocha e Luís Diamantino

Sem comentários:

Enviar um comentário