LEAL, Joana d`Eça
Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. Joana d`Eça Leal. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2016. 142 p. (Biografias do Teatro Português; 1).
Eis um livro com uma nova lufada de ar fresco a propósito dos estudos sobre o teatro em Portugal. Ao lê-lo, com novas perspectivas e abordagens historiográficas, culturais e sociológicas entre a relação de actores e actrizes com as suas companhias ou então o relacionamento que estabeleceram com a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, assim como no meio em que estão inseridos(as), a mim, particularmente, foi inspirador e com novas pistas de trabalho para desenvolver o projecto em curso "Em Busca de uma Identidade", mas este mais centrado em Vila Nova de Famalicão, numa leitura multidisciplinar. Se a actividade teatral tem, em princípio, início em 1842 na conhecida denominação "Casa de Tiatro" (António Joaquim Pinto da Silva, Imagens Famalicão Antigo, 1990), conhecendo ainda pouco da actividade da mesma até ao final do século XIX, mas com algumas indicações proveitosas, principalmente nos últimos quinze anos ou vinte anos, faltando ainda consultar a imprensa famalicense dessa mesma época, outra realidade já é demonstrada desde o início do século XX, cujas fontes já se vão encontrando mais acessíveis. Se o projecto em causa abarca o cinema, o teatro e as festas e os espectáculos entre a Monarquia e a I República (1900-1926), esta "Em Busca de uma Identidade" no encontro das raízes culturais famalicenses permite abranger uma rica leitura interpretativa societal, cujas pistas inaugurais poderão ser encontradas em "Portas da História - Vila Nova de Famalicão: 1835-2015 - I" (Vila Nova de Famalicão: Câmara Municipal, 2015). Relativamente ao tema que aqui proponho tratar, devido ao livro de Joana Leal, o teatro e a companhia em causa, a autora, que explora a problemática das digressões, e baseando-se numa notícia lida no "Diário de Notícias", de 6 de Agosto de 1921, focando então as famosas "tournées", evoca várias cidades por onde a companhia passava e, já na parte final, fala em "outros locais". A estes outros locais podemos acrescentar Vila Nova de Famalicão. De facto, e já na transicção da ditadura militar para o Estado Novo, a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro vem a Famalicão actuar no célebre, e agora inexistente, Salão-Teatro Olímpia. Mas, para além desta companhia, desde 1900 várias são as companhias, que a autora cita no livro, e as personalidades ligadas ao teatro que vêm a Famalicão actuar. Se até ao final da Monarquia a Companhia Teatro Lisbonense denomina o panorama da actividade teatral, actuando várias vezes em 1902, 1904 e 1906, a qual irá construir o "barracão" no então Campo Mousinho de Albuquerque para o desenvolvimento da mesma (aparecendo, por exemplo, a Companhia Dramático «Ernesto Freitas» ou a Companhia de Variedade Artur Ângelo), por seu turno, na primeira década da I República vai aparecer uma "Troupe de Variedades" (composta por artistas do Coliseu de Recreios), a Companhia Marianny, os Comediantes de Lúcifer, a Companhia de Declamação e Opereta de Lisboa; por sua vez, e já na segunda década, esta será marcada indiscutivelmente pela Companhia Carlos de Oliveira, (companhia que a autora não fala), mas vão aparecer em Famalicão as companhias do Teatro Apolo, Adelina Abranches, do Ginásio de Lisboa (Maria Matos, Mendonça de Carvalho), Luz Veloso, José Vaz, Eduardo Raposo, Ilda Stichini-Rafael Marques, Palmira Bastos, Lucília Simões-Eurico Braga, Ester Leão-Gil Ferreira, Cremilda de Oliveira-Sales Ribeiro, Alves da Cunha-Berta de Bívar ou Rafael de Oliveira. O que é certo, é que a partir de 1931 o teatro em Vila Nova de Famalicão não será relevante, não aparecendo as digressões das grandes companhias. Os famalicenses vão recorrer a outros lazeres, caso do cinema, que surgiu em 1908, com a projecção do sonoro em 1935 (aparecendo noutras localidades mais cedo), ou então nas festas tradicionais, agora com características marcadamente nacionalistas.
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