"É da virtude de cada um de nós que se alimenta o espírito da democracia." (213)
Preâmbulo teórico-metodológico
1. Formulando o problema
"A nossa estratégia teórico-metodológica assenta sobre o pressuposto de que a forma como se reconstroem contribuições passadas constitui um elemento indissociável do próprio processo de construção teórica. Consequentemente, o modo como as teorias sociais e políticas reconstroem o seu passado reflecte a sua natureza epistemológica. A distância que separa uma concepção cumulativa e contínua da história de uma perspectiva fragmentada e descontínua é a mesma que separa o positivismo do pós-positivismo. Isto significa, portanto, que, tanto em sociologia como em ciência política, a teoria e a história da teoria não são mais do que momentos diferentes de uma estratégia teórica cujo carácter epistemológico decorre, em grande parte, da forma como os articula." (13)
2. Comunidade e sociedade: a grande narrativa de Habermas
3. J. G. A. Pocock e as linguagens paradigmáticas
4. Significado e contexto: o método de Skinner
II
Aplicando o método. O republicanismo de Florença a Filadélfia
1. O Maquiavel de Skinner
2. Da austeridade da virtude à polidez das maneiras
3. O contratualismo republicano de Jean-Jacques Rousseau
4. 4 de Julho de 1776: the end of classical politics?
III
O republicanismo na América
1. Individualidade e comunidade: o pragmatismo americano
2. G. H. Mead nos seus contextos
3. Moral e política em G. H. Mead
4. De Jefferson a Dewey: uma tradição democrática
5. A democracia deweyana nos seus contextos
6. De volta à Europa. O pluralismo democrático de Harold Laski
IV
O republicanismo de Habermas
1. Da historiografia com intenção sistemática às ciências reconstrutivas
2. Duas tradições reconstruídas - pragmatismo e republicanismo
3. O Mead de Habermas
4. Sobre a pragmática e a ética da interacção social
5. A concepção procedimental da democracia deliberativa
6. Conclusões: cidadania e virtude
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